Notícias

Casos da subvariante BA.2 da ômicron em SP são de pessoas que não viajaram

Dois casos foram confirmados no estado de São Paulo; Rio de Janeiro também tem dois registros

da Redação com Rádio Bandeirantes

Casos da subvariante BA.2 da ômicron em SP são de pessoas que não viajaram
Casos da subvariante BA.2 da ômicron em SP são de pessoas que não viajaram
NIAID

Os primeiros casos do subtipo BA.2 da variante ômicron do coronavírus identificados no estado de São Paulo são de pessoas sem histórico de viagem – o que indica transmissão local ou comunitária. A informação foi confirmada neste sábado (5) pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn. 

Os pacientes são de Sorocaba, no interior, e de Guarulhos, na região metropolitana. Ambos apresentam quadro leve da doença. 

O secretário ressaltou que o surgimento de variantes da covid-19 é esperado diante da grande circulação do vírus e reforçou a necessidade de ampliar a campanha de vacinação

Vídeo: Fiocruz aponta alta na ocupação das UTIs

BA.2 no Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro também confirmou dois casos da subvariante BA.2 da ômicron no estado. Os genomas foram identificados na capital fluminense pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Neste sábado (5), o Ministério da Saúde confirmou que, além de São Paulo e Rio, recebeu a notificação de um paciente em Santa Catarina com a linhagem. 

“A pasta esclarece que a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacina. Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal”, disse o ministério. 

A BA.2 foi confirmada como 1,5 vezes mais contagiosa que a cepa original da ômicron em um estudo da Statens Serum Institut, que realiza a vigilância de doenças infecciosas na Europa. Ásia e Europa já contabilizaram um aumento no número de pessoas positivadas por conta da subvariante.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais