Band Rio

Arco Metropolitano é alvo de criminosos e causa insegurança nos motoristas

Somente no mês de abril, 454 crimes como assaltos, e roubos de veículos ou cargas foram registrados. Cerca de 15 por dia.

*Ana Clara Prevedello e Fernando David.

O sistema de iluminação do Arco Metropolitano do Rio tem sido alvo de criminosos. É mais uma atividade de bandidos da região que causa insegurança e medo nos motoristas que precisam passar pelo local.

Roubos de baterias e de painéis solares são comuns na rodovia, que tem 72 km de extensão e liga dois extremos da Região Metropolitana do Rio: da BR-040, em Duque de Caxias, ao Porto de Itaguaí, no trecho sul da BR-101.

Muitos caminhoneiros evitam passar por trechos escuros, principalmente à noite.

Em abril, foram 454 registros de crimes apenas em um trecho específico com a BR-040, o que equivale a quase 15 casos por dia. Carolina Grillo, especialista em segurança pública, fala sobre a facilidade que os criminosos têm para se esconder após os delitos.

“Fica muito difícil fazer a segurança em todo o trecho, porque há muitos espaços para onde é possível fugir após o assalto. A investigação dos esquemas de receptação aponta que é, realmente, bastante estratégico, especialmente nessas áreas controladas por milícias, que são importantes centros de receptação de mercadoria roubada”, explica.

Funcionários da EcoRioMinas, concessionária responsável pelo arco, retiraram parte dos postes roubados nesta segunda-feira (26), após serem alertados pela Band.

Segundo a empresa, que assumiu a gestão do local no ano passado, todo o trecho terá câmeras de monitoramento até 2025.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO VÍDEO ACIMA

*Sob supervisão de Christiano Pinho.