Band Rio

Band premia as cidades excelentes do Rio de Janeiro

Conheça os municípios que foram exemplo de gestão pública no estado

Thales Teixeira (Sob supervisão) 22/10/2021 • 19:58 - Atualizado em 23/11/2021 • 12:35
Premiação "Band Cidades Excelentes"
Premiação "Band Cidades Excelentes"
Foto: Reprodução Band

A Band premiou nesta sexta-feira (22), os municípios do Rio de Janeiro que se destacaram em projetos de gestão pública. O evento ocorreu na sede da Fecomércio, na Zona Sul da cidade. O prêmio "Band Cidades Excelentes" contou com uma parceria que fez toda a diferença. O Instituto Aquila coletou, com ajuda de inteligência artificial as informações necessárias para avaliar os municípios concorrentes.

"Quando o Aquila crio o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), nós queríamos ter uma plataforma que buscasse fontes primárias, para não ter nenhum tipo de alteração de informação. Então o IGMA, ele vai nas fontes primárias e de governos e estados, busca as informações que as próprias prefeituras informam, coloca isso dentro de um big data, tem um processo de inteligência artificial que processa toda essas informações para a gente gerar um ranking, com isso a gente consegue comparar as cidades. Esse é o nosso grande objetivo", explicou Alan Torquetti dos Santos, Diretor do Instituto Aquila  

A divisão das cidades ocorreu da seguinte forma; até 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil habitantes e população superior a 100 mil pessoas. Dentro dessas divisões existiam as categorias; Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na categoria Saúde e Bem-Estar os vencedores foram: Petrópolis, Arraial do Cabo e Rio das Flores. Já as melhores cidades em Desenvolvimento Eficiência Fiscal foram: Resende, Saquarema e Piraí. As cidades excelentes em Infraestrutura foram: Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Aperibé. As melhores em Gestão e Educação foram: Itaperuna, Paraíba do Sul e Miguel Pereira. E por fim, as que se destacaram em Desenvolvimento Socioeconômico foram: Nova Friburgo, Armação dos Búzios e Aperibé.

Além das categorias individuais, o prêmio "Band Cidades Excelentes" também elegeu as melhores cidades do estado. A cidade excelente com menos de 30 mil habitantes foi Comendador Levy Gasparian.

"A cidade recebe esse prêmio com grande orgulho. É uma honra. A iniciativa é maravilhosa do Grupo Band. Isso vem destacar o joio do trigo. Faz com que bons gestores sejam qualificados, sejam olhados com diferenças. Diferenças positivas. Eu me sinto muito orgulhoso e tenho certeza que Levy Gasparian, minha cidade, vai se sentir muito orgulhosa quando entrar esse certificado na porta de Levy Gasparian", elogiou o prefeito de Levy Gasparian, Claudio Mannarino.

Já a cidade excelente na categoria entre 30 e 100 mil habitantes, foi Armação dos Búzios.

"É muito interessante porque foram feitos critérios, foi feito pesquisa. A gente vê que é uma coisa séria. E para a gente essa avaliação e essa premiação só vem honrar o trabalho sério que a nossa equipe tem feito e a população que tanto merece um momento diferente, um momento de crescimento econômico, um momento de desenvolvimento. A cidade está voltando a ser feliz", celebrou o prefeito de Búzios, Alexandre Martins.

E na categoria com mais de 100 mil habitantes a grande vencedora foi a cidade de Itaperuna.

"Recebo com muito orgulho e com muita honra porque eu entendo que é uma cidade maravilhosa, hospitaleira, que tem tudo. É um orgulho por nossa cidade Itaperuna no Noroeste", declarou o orgulhoso prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues.

Todos os municípios brasileiros foram inscritos e participaram de forma automática no prêmio da Band. As melhores cidades disputarão em âmbito nacional e serão escolhidas em um evento em Brasília.