Band Rio

Band premia as cidades excelentes do Rio de Janeiro

Conheça os municípios que foram exemplo de gestão pública no estado

Thales Teixeira (Sob supervisão)

Premiação "Band Cidades Excelentes"
Premiação "Band Cidades Excelentes"
Foto: Reprodução Band

A Band premiou nesta sexta-feira (22), os municípios do Rio de Janeiro que se destacaram em projetos de gestão pública. O evento ocorreu na sede da Fecomércio, na Zona Sul da cidade. O prêmio "Band Cidades Excelentes" contou com uma parceria que fez toda a diferença. O Instituto Aquila coletou, com ajuda de inteligência artificial as informações necessárias para avaliar os municípios concorrentes.

"Quando o Aquila crio o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), nós queríamos ter uma plataforma que buscasse fontes primárias, para não ter nenhum tipo de alteração de informação. Então o IGMA, ele vai nas fontes primárias e de governos e estados, busca as informações que as próprias prefeituras informam, coloca isso dentro de um big data, tem um processo de inteligência artificial que processa toda essas informações para a gente gerar um ranking, com isso a gente consegue comparar as cidades. Esse é o nosso grande objetivo", explicou Alan Torquetti dos Santos, Diretor do Instituto Aquila  

A divisão das cidades ocorreu da seguinte forma; até 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil habitantes e população superior a 100 mil pessoas. Dentro dessas divisões existiam as categorias; Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Na categoria Saúde e Bem-Estar os vencedores foram: Petrópolis, Arraial do Cabo e Rio das Flores. Já as melhores cidades em Desenvolvimento Eficiência Fiscal foram: Resende, Saquarema e Piraí. As cidades excelentes em Infraestrutura foram: Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Aperibé. As melhores em Gestão e Educação foram: Itaperuna, Paraíba do Sul e Miguel Pereira. E por fim, as que se destacaram em Desenvolvimento Socioeconômico foram: Nova Friburgo, Armação dos Búzios e Aperibé.

Além das categorias individuais, o prêmio "Band Cidades Excelentes" também elegeu as melhores cidades do estado. A cidade excelente com menos de 30 mil habitantes foi Comendador Levy Gasparian.

"A cidade recebe esse prêmio com grande orgulho. É uma honra. A iniciativa é maravilhosa do Grupo Band. Isso vem destacar o joio do trigo. Faz com que bons gestores sejam qualificados, sejam olhados com diferenças. Diferenças positivas. Eu me sinto muito orgulhoso e tenho certeza que Levy Gasparian, minha cidade, vai se sentir muito orgulhosa quando entrar esse certificado na porta de Levy Gasparian", elogiou o prefeito de Levy Gasparian, Claudio Mannarino.

Já a cidade excelente na categoria entre 30 e 100 mil habitantes, foi Armação dos Búzios.

"É muito interessante porque foram feitos critérios, foi feito pesquisa. A gente vê que é uma coisa séria. E para a gente essa avaliação e essa premiação só vem honrar o trabalho sério que a nossa equipe tem feito e a população que tanto merece um momento diferente, um momento de crescimento econômico, um momento de desenvolvimento. A cidade está voltando a ser feliz", celebrou o prefeito de Búzios, Alexandre Martins.

E na categoria com mais de 100 mil habitantes a grande vencedora foi a cidade de Itaperuna.

"Recebo com muito orgulho e com muita honra porque eu entendo que é uma cidade maravilhosa, hospitaleira, que tem tudo. É um orgulho por nossa cidade Itaperuna no Noroeste", declarou o orgulhoso prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues.

Todos os municípios brasileiros foram inscritos e participaram de forma automática no prêmio da Band. As melhores cidades disputarão em âmbito nacional e serão escolhidas em um evento em Brasília.

Tópicos relacionados