Bibliotecas públicas da Zona Norte estão sem computador para frequentadores

Nos bairros de Olaria e Penha, moradores e estudantes precisam recorrer a outros meios para cumprir tarefas.

Guilherme Nery*

Duas bibliotecas públicas da Zona Norte do Rio estão sem computadores para o uso da população. Os casos são nos bairros da Penha e de Olaria, onde moradores e estudantes acessam aos estabelecimentos para pagar contas, estudar e acessar a internet de forma geral.

A Biblioteca Escolar Municipal João Ribeiro, em Olaria, possui apenas um computador disponível, resultando em revezamentos entre os usuários e grandes problemas para estudantes. Na Biblioteca Álvaro Moreyra, na Penha, a situação é ainda pior: não há computadores.

Larissa Salles, de 27 anos, tenta acessar às bibliotecas para estudar. Sem internet em casa ela enfrenta uma grande problemática.

“Como eu tenho um pouquinho de dificuldade para acessar somente os livros, eu precisaria também do acesso à internet, porque em casa eu não tenho computador”, diz Larissa.

Os alunos que procuram acessar aos computadores nas bibliotecas, estão sendo orientados a ir até a Nave do Conhecimento, na Penha. No entanto, reclamam de muito barulho, impossibilitando os estudos.

“Tem dias que fica muito cheio e é muito barulho, as pessoas não conseguem estudar”, reclama Larissa.

Procurada pela nossa produção, a Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma que novos computadores já foram adquiridos, com prazo de entrega para até o fim do primeiro semestre.

Sob supervisão de Christiano Pinho*