Criança de 1 ano e 8 meses é baleada durante tiroteio em Copacabana

Maria Júlia da Silva Gomes foi transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto e passa por uma cirurgia

Júlia Zanon*

Criança de 1 ano e 8 meses é baleada durante tiroteio em Copacabana
Maria Júlia estava dormindo junto com seus pais quando foi atingida na perna
Reprodução

Uma criança, de 1 ano e 8 meses, foi baleada na perna durante um tiroteio na Ladeira dos Tabajaras e no Morro dos Cabritos, na início da manhã desta sexta-feira (10). Maria Júlia da Silva Gomes estava em casa, com a mãe e com o pai, o mototaxista Julio Cesar, quando foi atingida.

A menina foi socorrida pela UPA de Copacabana, na Zona Sul do Rio, e transferida para o Hospital Municipal Miguel Couto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente está em estado estável e passa por uma cirurgia.

"Eu moro em frente à base da UPP e por volta das 5h eu acordei muito assustado ouvindo muito barulho de tiro dentro de casa [...] E aí eu fui ver minha filha e ela estava sangrando muito. Rapidamente eu corri, coloquei ela em cima da moto e levei para a UPA", disse Julio Cesar, pai da criança. Ele relata que a bala perdida atravessou as duas pernas, atingindo o fêmur. O projétil rompeu uma artéria e ainda está alojado na perna de Maria Julia.

De acordo com a Polícia Militar, agentes foram até as comunidades para fazer uma operação, depois de um tiroteio durante a última madrugada. Assim que chegaram, um veículo blindado e uma base da UPP foram alvos de disparos por criminosos. A corporação afirma que os policiais não revidaram.

Ao todo, 9 crianças foram baleadas na Região Metropolitana do Rio somente este ano. Três delas não resistiram aos ferimentos.

*Em atualização

*Sob supervisão de Beatriz Duncan