Band Rio

Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens celebra a literatura

O festival contará com 14 atrações no CCBB e 25 ações na Livraria da Travessa

Karol Neves*

O festival terá vários eventos
O festival terá vários eventos
Aralume Fotografia

Do dia 7 de outubro ao dia 6 de novembro, o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens vai brindar os espectadores com uma programação para toda a família, do bebê ao avô, misturando as artes cênicas, visuais, digitais com todas as formas de leitura, com 14 atrações do CCBB Rio de Janeiro e 25 ações na Livraria da Travessa, no Leblon.

Nesta edição especial, o FIL, único festival multidisciplinar internacional, propõe a seu público múltiplo, a experiência da literatura. Afinal, são tantas as maneiras de ler, escrever o mundo, o cosmo, a cosmogonia, a humanidade.

Neste ano, o festival será uma plataforma de lançamentos de livros. Além disso, o evento irá proporcionar para o público bate-papos, contações de histórias e leituras. Autores como Cristino Wapichana, Júlio Emilio Braz, Luiz Antônio Aguiar, Sonia Rosa, Alex Gomes, Lu Lopes (Palhaça Rubra), são presenças confirmadas. No dia 15 de outubro, Karen Acioly, idealizadora do FIL, irá conversar com Thalita Rebouças sobre o trabalho de sensibilização e formação de novos leitores, marco de sua trajetória como autora.

“Penso que o espectador pode escrever a sua história e ser ele mesmo a sua própria obra de arte.  São estas as premissas da curadoria do FIL de 2022. Para tal, é preciso experimentar a arte, em todas as suas dimensões. Buscamos o contato mais próximo e o que está nos entre mundos do FIL: experiências sensoriais, táteis sonoras, visuais, e também interativas. E, claro, coisas que nem têm nome ainda”, disse Karen Acioly.

Esta edição do FIL conta com autores, encenadores, atores, bailarinos, ilustradores, músicos, palhaços excêntricos, artistas visuais como Roger Mello, Adriana Falcão, Thalita Rebouças, entre outros.

*Sob supervisão de Natashi Franco