Band Rio de Janeiro

Funcionário terceirizado do Samu e demitido por agredir paciente

A vítima estava um surto psicótico

Júlia Zanon*

Funcionário terceirizado do Samu e demitido por agredir paciente
Reprodução

O motorista terceirizado do Samu que agrediu um paciente foi demitido pela Fundação Saúde nesta segunda-feira (22). O caso aconteceu em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na última quinta-feira (18), e foi flagrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais.

As imagens mostram o funcionário do Samu dando socos no paciente e outros o imobilizando. Ele estaria tendo um surto psicótico. No vídeo, três crianças também aparecem, em choque, presenciando a cena.

Os funcionários do Samu tentavam levar o homem da sala para a ambulância. Diante da resistência do paciente, o motorista começa a dar socos na vítima - foram, no mínimo, sete golpes contra o paciente. Um funcionário joga ele no chão e outro dá um mata leão nele.

Em nota, a Fundação Saúde lamentou o episódio e disse que uma sindicância foi instaurada para apurar toda a conduta médica e administrativa. A pasta também afirmou que todos os profissionais do Samu recebem treinamento específico para atendimento à população e os motoristas também recebem instruções de atendimento pré-hospitalar.

*Sob supervisão de Helena Vieira