Band Rio

Furtos na Tijuca: moradores relatam falta de segurança pública

Novas denúncias flagram restaurante e um edifício residencial sendo alvo de bandidos na última semana.

Anna Bustamante*

Flagrante de furto em prédio na Tijuca.
Flagrante de furto em prédio na Tijuca.
Reprodução | Vídeo

A confiança dos bandidos em furtar itens de residências na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, está tão alta que nem o portão e o corrimão de um condomínio foram poupados. Os itens foram levados do edifício Torres de Belém, localizado na Rua Conde de Bonfim, na madrugada do último domingo (7).

Moradores relatam que a segurança no local está cada vez pior. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), mostram que a região registrou um aumento de 56,5% no "total de furtos", na comparação de fevereiro (últimos dados disponíveis) com o mesmo período do ano passado.

As imagens feitas por câmeras de segurança mostram o criminoso forçando o portão do prédio com as próprias costas. Assim, ele furta o corrimão e o portão do condomínio que, agora, tem que arcar com o prejuízo.

O restaurante Siroco, que fica na Rua Pereira de Siqueira, está fechado desde o ano passado e sofre com roubos diariamente. A moradora Maria Luiza Medeiros, vizinha do estabelecimento, registrou os crimes.

“A rua já tem um grande histórico de roubo de cabos de telefonia, agora eles estão depenando o restaurante”, conta Maria Luiza. Ela ainda disse que as janelas e o letreiro de metal do estabelecimento foram furtados na mesma semana.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores da Tijuca, Jaime Miranda, o caso não é isolado e vem acontecendo com muita frequência.

“Apesar de todo o esforço, tem havido um crescimento da sensação de insegurança”, afirma.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o comando do 6° BPM (Tijuca) tem realizado reuniões frequentes com os moradores do bairro para debater as demandas da região. Além disso, em 2024, mais de 160 prisões foram realizadas pelo 6° BPM, nos dois primeiros meses. A unidade ressaltou que segue trabalhando para identificar e prender os demais envolvidos dos crimes citados.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.