Band Rio

IBGE comemora 87 anos nesta segunda-feira (29)

O instituto é responsável por pesquisas e estudos que ajudam na realização de políticas públicas.

Júlia Zanon*

O IBGE fornece dados demográficos, indicadores econômicos, sociais e ambientais.
O IBGE fornece dados demográficos, indicadores econômicos, sociais e ambientais.
Agência Brasil

O maior instituto de pesquisas e estudos do Brasil completa 87 anos nesta segunda-feira (29). Fundado em 1936, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fornece dados demográficos, indicadores econômicos, sociais e ambientais que ajudam na formulação de políticas públicas para a população brasileira.

O IBGE faz pesquisas conjunturais - relacionadas a inflação, ocupação, serviços, comércio, indústria, grãos, etc. - e estruturais, que são divulgadas periodicamente. Elas correspondem a diferentes setores da sociedade e auxiliam diretamente na discussão sobre o desenvolvimento de projetos voltados para a promoção de políticas públicas para solucionar problemas em diferentes âmbitos e localidades do Brasil.

De acordo com o diretor do Instituto de Geografia da UERJ, Ulisses Fernandes, o IBGE é responsável por disponibilizar todas as informações de caráter geográfico, econômico, social, cultural e demográfica. Além disso, é o instituto que estabelece os aspectos formais de pesquisas, relevantes para o desenvolvimento populacional.

Para o professor, sem essa base de informações e formalização, não seriam feitos projetos públicos para solucionar problemas comuns da população.

Os levantamentos do órgão não se resumem só aos já citados acima. No mês de maio, o IBGE lançou uma pesquisa de espécies ameaçadas de extinção que faz parte das Contas Econômicas Ambientais do IBGE. A pesquisa avalia as espécies de fauna e flora em extinção do país, em 2022.

Além disso, o instituto também é responsável por monitorar a força de trabalho do Brasil. Todo mês é divulgada a taxa de ocupação para que os municípios possam fazer políticas de geração de emprego.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por exemplo, afirmou que o IBGE é uma das principais fontes de dados para eles criarem os projetos públicos que vão implementar.

HISTÓRIA

Durante o período imperial, a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871, era a única entidade responsável por fazer as estatísticas do país. Em 1934, o órgão foi extinto e as funções passaram para os ministérios competentes.

A carência de um órgão especializado em pesquisas estatísticas, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

ATRASO CENSO 2020

Por conta da pandemia de covid-19, o Censo populacional formulado pelo IBGE sofreu um atraso. No ano seguinte, foi adiado novamente por falta de recursos.

Os dados soltaram a ser coletados em agosto de 2022. No último domingo (28), a etapa de levantamento de dados foi finalizada. No dia 28 de junho, os primeiros dados serão divulgados, segundo o IBGE.

*Sob supervisão de Helena Vieira