Band Rio

Pelo menos oito cidades cancelam as festas de carnaval de rua no Rio

A capital fluminense foi a primeira a cancelar a festa

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

A capital fluminense foi a primeira a cancelar a festa
A capital fluminense foi a primeira a cancelar a festa
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciar nesta terça-feira (4), o cancelamento do carnaval de rua na capital fluminense, por conta dos dados epidemiológicos atuais e as projeções pro futuro, oito cidades do estado do Rio também cancelaram as programações do carnaval de rua para este ano.

“Diante da instabilidade epidemiológica que a gente se encontra, pelo crescimento e expansão da variante Ômicron, e ainda a persistência da epidemia da Influenza, eu penso que a decisão que o prefeito do Rio tomou e que outras prefeituras estão tomando de suspender o carnaval de blocos e livre manifestação nas ruas, está na direção correta. Apenas eu faria uma observação de que talvez não faça sentido e seja contraditório suspender as atividades ao ar livre que são, claramente, pontos de concentração, de aglomeração, e liberar atividades e eventos em ambientes fechados, em que vão se reunir dezenas, centenas, de pessoas em um clube, ou em um ambiente fechado. A possibilidade de contaminação, se houver uma pessoa apenas, mesmo que esteja sem sintomas, uma pessoa que esteja carregando o vírus, esse vírus vai se espalhar, afirmou o Dr. Mario Dal Poz, médico sanitarista, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro se manifestou, através de nota, e concordou com a decisão de Paes. De acordo com a Associação, o prefeito acertou em cancelar os desfiles de rua, mas manter os desfiles das Escolas de Samba, na Marquês de Sapucaí, que é um ambiente controlado.

As cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana, já confirmaram que os desfiles de rua também não irão acontecer, levando em conta a avaliação das autoridades sanitárias em relação a pandemia de Covid-19.

Em Niterói, somente os desfiles de escolas de samba na Rua da Conceição, no Centro da cidade, estão mantidos. Os comprovantes de vacinação e testagem deverão ser apresentados pelos componentes. Já para o público, o uso de máscaras é obrigatório, além da apresentação do passaporte da vacina.

Mesmo assim, segundo o comunicado, a Prefeitura de Niterói não descartar restringir esse evento, dependendo do cenário da pandemia ao longo das próximas semanas.

As outras cidades que confirmaram o cancelamento das festas de carnaval de rua, foram: São João de Meriti, Volta Redonda, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Algumas cidades como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Mangaratiba, até o momento, informaram, por nota, que ainda não tomaram uma decisão final sobre o acontecimento das festas e que irão analisar em conjunto com outras cidades essa decisão.

A única Prefeitura que confirmou as comemorações de carnaval na cidade, foi a de Nilópolis. Segundo, a nota enviada, a cidade segue as normas de segurança sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, que libera as atividades ao ar livre, inclusive as festas de carnaval.

A Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), reforçou, em nota, que os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, seguem mantidos sem qualquer alteração.

Tópicos relacionados