Band Rio

Tirolesa no Bondinho: maioria de moradores do Rio aprova projeto, diz pesquisa

O Instituto Data Folha realizou 815 entrevistas. Dos ouvidos, 62% não tinham conhecimento da possível construção.

*Júlia Zanon

Tirolesa no Pão de Açúcar é alvo de polêmicas.
Tirolesa no Pão de Açúcar é alvo de polêmicas.
Tânia Rêgo / Agência Brasil
Topo

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada na última segunda-feira (28), apontou que 9 em cada 10 moradores do Rio de Janeiro acreditam que o projeto da tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açúcar vai aumentar o turismo da cidade. O número representa 88% dos entrevistados. A obra promete conectar o morro do Pão de Açúcar ao da Urca.

O estudo também mostrou que 41% dos entrevistados acreditam que a atração trará um impacto ambiental positivo, 30% discordou e 11% não sabiam ou não quiseram responder. Para a grande maioria (78%), a atração pode ajudar a incrementar a imagem do Brasil como local turístico de qualidade internacional.

O Instituto Datafolha ouviu 815 pessoas presencialmente na capital fluminense e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano, com moradores de 16 anos ou mais de todas as classes econômicas. Desses, 62% afirmaram não ter conhecimento da proposta.

O projeto prevê que a tirolesa tenha 800 metros de extensão. Durante o período das obras, a Justiça Federal suspendeu a licença a pedido do Ministério Público. Foram apontadas irregularidades na perfuração da rocha, que poderiam causar danos irreversíveis.

Segundo o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, a obra pode retirar o título do Bondinho do Pão de Açúcar como Patrimônio Mundial pela Unesco.

*Sob supervisão de Helena Vieira.