A pracinha conhecida como “Praça dos Sonhos”, localizada no Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio, agora passa a contar com brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades especiais. A iniciativa partiu do projeto Adapta Rio, impulsionado por três jovens cariocas sensibilizados com a pauta da inclusão na cidade.
“Nosso sonho de levar diversão para todos está mais uma vez se concretizando, e desta vez levando também a acessibilidade para todos”, conta Claudio Palhares, criador do Adapta Rio.
A primeira praça beneficiada pelo projeto foi a do Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.
O Rio é a capital do Sudeste com a maior quantidade de pessoas com deficiência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 7,5% dos menores na cidade apresentam algum tipo de deficiência. Mesmo assim, são poucas iniciativas que visam adequar espaços públicos para que as crianças tenham acesso ao lazer.
Essa não é a primeira vez que a praça de Costa Barros ganhou uma reforma. Ainda neste ano, o espaço foi revitalizado pela ONG Rio Solidário. Antes, abandonada e ocupada por dependentes químicos, a pracinha do bairro da Zona Norte era conhecida como “Cracolândia” pelos moradores.
*Sob supervisão de Natashi Franco