Band Rio

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra covid para pessoas acima de 12 anos

Doses estão em falta em pelo menos outros cinco municípios do Grande Rio, sem qualquer previsão de novas remessas

Guilherme Nery*

Os estoques de doses de vacinas contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro estão zerados. É o que diz a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que alertou que a vacinação contra a doença será retomada assim que a próxima etapa da campanha for atualizada, seguindo informações do Ministério da Saúde.

A aplicação do insumo está suspensa para as pessoas acima de 12 anos de idade por tempo indeterminado.

“Não adianta ficar vacinando com vacinas desatualizadas, então o Ministério tomou a decisão correta de interromper a vacina de covid-19 e aguardar a chegada das novas vacinas, que estão em negociação pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

Até agora, seis milhões e 503 mil pessoas foram vacinadas com a 1ª dose na capital fluminense, seis milhões e 155 mil com a 2ª dose ou dose única, quatro milhões e 265 mil com a dose de reforço, dois milhões e 90 mil com a segunda dose de reforço e um milhão e 751 mil com o reforço bivalente. No total, já foram 20.787.181 doses aplicadas em toda a população carioca, segundo o painel da EpiRio.

Pelo menos outros cinco municípios do Rio de Janeiro também demonstram preocupação com a falta do imunizante, como Niterói e Nova Iguaçu, que informam estar com baixo estoque de vacinas e que não receberam novos repasses.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.