Band Rio

Santos Dumont tem dezenas de voos cancelados e atrasados por causa do mau tempo

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, por outro lado, não teve problemas, apesar de operar por instrumentos.

Christiano Pinho, Agatha Meirelles e Mariana Albuquerque

Longas filas se formaram no Aeroporto Santos Dumont.
Longas filas se formaram no Aeroporto Santos Dumont.
Reprodução | Vídeo

Mais de 80 voos foram cancelados e 160 sofreram atrasos no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, por causa do mau tempo, nesta segunda-feira (14). O Terminal chegou a ficar fechado para pousos e decolagens durante quatro horas pela manhã e por dez minutos à tarde. 

Ao longo de todo o dia passageiros enfrentaram dificuldades tentando remarcar os voos e reclamaram do descaso por parte das companhias aéreas. 

“Tô desde às nove horas da manhã na fila. A gente não sabe nem o que tem que fazer. A gente descobre perguntando uns aos outros. A gente não tem instrução de alimentação, de como vai ficar as passagens”, reclamou um passageiro, por volta das 17h.

“Foi cancelado meu voo. Sete horas na fila pra conseguir remarcar pra amanhã (15) às 16h20 (…) me deram voucher só do táxi porque eu não vou precisar de hotel já que moro aqui”, relatou outro passageiro enquanto aguardava um táxi.

O prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para destacar as vantagens de ter mais voos operados no Galeão. Ele comparou os dois aeroportos, lembrando que, enquanto o Santos Dumont sofria com os problemas meteorológicos, o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, operava sem registrar atrasos ou cancelamentos.

Dos mais de 80 voos cancelados no Santos Dumont hoje (14), pelo menos 34 eram de destinos ou origens que a partir de janeiro do ano que vem só poderão ser operados pelo Galeão. Durante a manhã, o Tom Jobim chegou a receber 14 voos alternados do SDU. 

Até às 18h, a Infraero contabilizava 87 cancelamentos e 160 atrasos, e ainda não havia informado se havia previsão para regularizar a operação.