Fórmula 1

Diretor assume posto na Alpine um mês após passagem relâmpago pela McLaren

David Sanchez trabalhou no time inglês entre janeiro e março; agora, volta a equipe francesa

Da redação

A Alpine anunciou nesta quinta-feira (2) a contratação de David Sanchez para ocupar o cargo de diretor executivo técnico da equipe na Fórmula 1.

O cargo foi criado na organização em 2024 e permitirá ao engenheiro francês supervisionar todo o departamento técnico nas sedes de Enstone (Inglaterra) e Viry (França). Além disso, ele será responsável pelas áreas de desempenho, aerodinâmica e engenharia da escuderia da Renault.

A chegada de Sanchez à Alpine acontece um mês depois de ele ter deixado a McLaren, na qual ocupava o cargo de diretor técnico na divisão de desempenho e conceito. O dirigente havia chegado à equipe inglesa em janeiro, mas saiu de comum acordo em março, já que as partes reconheciam que a vaga não correspondia às características prometidas.

David Sanchez já havia passado pela Renault na F1 entre 2005 e 2006, quando integrou o departamento de aerodinâmica. Desde então, passou pela McLaren (2007 a 2012 e 2024) e pela Ferrari (2012 a 2023).

“Estou empolgado com este desafio na Alpine. Estou animado para trabalhar em Enstone novamente, o lugar onde iniciei minha carreira na Fórmula 1. Esta equipe sempre teve pessoas fantásticas envolvidas, e existe claramente muito potencial para desbloquear”, afirmou Sanchez em comunicado oficial.

A Alpine ainda não somou pontos após as cinco primeiras etapas da temporada 2024 da Fórmula 1. A equipe ocupa a nona posição do Mundial de construtores e tem como melhor resultado o 11º lugar de Esteban Ocon no GP da China.

“Temos uma grande tarefa à frente para melhorar o desempenho na pista, e este é o tipo de desafio que me motiva. Estou muito pronto para começar e estou ansioso para trabalhar com as equipes técnicas de Enstone e Viry de novo, com o único objetivo de trazer um sucesso regular de volta a esta grande equipe”, completou.

Na Alpine, o engenheiro trabalhará diretamente com Bruno Famin, vice-presidente da marca francesa e chefe de equipe do time na F1. Sob seu comando, terá três dirigentes: Ciaron Pilbeam (diretor técnico de desempenho), Joe Burnell (diretor técnico de engenharia) e David Weather (diretor técnico de aerodinâmica).

“Este é um anúncio fundamental para assegurarmos que estamos otimizando tudo que podemos como equipe e focando nas áreas corretas de performance. É claro que o desempenho do carro e o desenvolvimento não se moveram em um ritmo suficiente relativo a nossas ambições como time. Estamos ansiosos para darmos as boas-vindas a David e para trabalharmos juntos para alcançarmos o sucesso”, disse Famin.

Tópicos relacionados

Notícias

Carregar mais