BandNews FM

Aumento dos combustíveis está na pauta do Congresso nesta semana

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, já esteve com o Jair Bolsonaro e com o ministro da economia, Paulo Guedes, para tratar sobre o tema

Rádio BandNews FM 04/10/2021 • 08:34
Uma das propostas, segundo Lira, seria a criação de um fundo "para dar conforto às oscilações"
Uma das propostas, segundo Lira, seria a criação de um fundo "para dar conforto às oscilações"
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os sucessivos aumentos nos combustíveis devem pautar as discussões no Congresso Nacional nesta semana. Durante o fim de semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, realizou reuniões, tentando encontrar estratégias legislativas para a reduzir os valores.

Uma das propostas, segundo Lira, seria a criação de um fundo "para dar conforto às oscilações". Outra possibilidade, é alterar a cobrança do ICMS unificando a tarifa e mantendo um valor fixo. Atualmente, o porcentual do ICMS é definido individualmente por cada estado e varia entre 25 e 30%.

Na última sexta-feira (1), o presidente da Câmara esteve com o Jair Bolsonaro e com o ministro da economia, Paulo Guedes, para tratar sobre o tema.

Também na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou a criação do "Gás Social", benefício que reduz pela metade o preço do botijão de gás para famílias de baixa renda.

Pelas redes sociais, o presidente da Câmara destacou que passaria o fim de semana realizando tratativas sobre o assunto. Uma das propostas, segundo Lira, é a criação de um fundo que classificou como “para dar conforto às oscilações”.

Segundo ele, uma revisão do ICMS sobre os combustíveis não traria perda de arrecadação para os estados.