BandNews FM

Mônica Bergamo: STF avalia cenário de violência e ministros retornam ao Brasil

Ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes estavam fora do país e decidiram antecipar o retorno ao país para uma resposta institucional da Corte

BandNews FM

Ministros do Supremo Tribunal Federal que estavam fora do país estão retornando ao Brasil depois dos atos terroristas em Brasília. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo. Nesta segunda-feira (9), são esperados os retornos de Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o decano da Corte.

Já estão em Brasília os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, além da presidente do STF, a ministra Rosa Weber. Os três estiveram na sede do Tribunal na noite de domingo (8) para conferir os estragos realizados pelos bolsonaristas radicais.

Mesmo fora do país, Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e apontou a inação das autoridades do DF no controle da multidão extremista que atacou os poderes na capital federal.

O Supremo Tribunal Federal está em recesso, mas os ministros continuam despachando de maneira remota. A presidente da Corte está de plantão para decisões urgentes e pode convocar os demais magistrados para avaliações urgentes.

O ministro também determinou a desmobilização de acampamentos golpistas montados nas proximidades de quartéis do Exército espalhados pelo país.

Ministros ouvidos pela colunista da BandNews FM avaliam o cenário atual como urgente, por isso, ambos decidiram voltar para o Brasil. A expectativa agora gira em torno do momento em que o Exército vai cumprir a medida judicial determinando a desmobilização dos acampamentos em frente aos quartéis.

Mônica Bergamo pontua que as Forças Armadas não estão autorizando a entrada de policiais militares nessas áreas. Com isso, o próprio Exército deve ser responsável pela retirada dos radicais em grande parte do País.

Tópicos relacionados