BandNews FM

Secretário do Rio diz que cidade não corre risco de desabastecimento de testes

Capital fluminense registrou 9.315 casos de Covid-19, o maior número desde setembro

Rádio BandNews FM

Rio recebeu 900 mil testes do Ministério da Saúde, segundo secretário municipal de Saúde
Rio recebeu 900 mil testes do Ministério da Saúde, segundo secretário municipal de Saúde
Foto: Reuters

O secretário municipal de Saúde do Rio afirmou nesta quarta-feira (12) que, neste momento, a capital fluminense não corre risco de sofrer com a falta de testes para o diagnóstico da Covid-19. Segundo Daniel Soranz, a cidade recebeu 900 mil testes do Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (11), o município registrou 9.315 casos de Covid-19, o maior número desde setembro. Segundo o Painel de Controle da prefeitura, ao todo 181 pessoas estão internadas no município. A maior parte dos casos é de pessoas não vacinadas ou com o ciclo incompleto.

Para garantir a disponibilidade de leitos, a secretaria abriu mais 50 leitos no Hospital Municipal Ronaldo Gazola, em Acari, na Zona Norte. A unidade é ponto de referência no atendimento de infectados pelo novo coronavírus. A expectativa é a de que sejam abertos 30 leitos por dia de acordo com a necessidade.

No estado, mais de 10 mil casos de Covid-19 foram confirmados entre segunda (10) e terça-feira (11). A partir desta quarta (12), a Secretaria de Estado de Saúde vai passar a oferecer 3 mil testes diariamente nos pontos de atendimento.

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura do Rio inaugurou mais dois centros de atendimento e testagem de Covid-19. Um na Ilha do Governador, na Zona Norte, que funcionará na Faculdade Cenecista Capitão Lemos Cunha, no Jardim Guanabara, e outro em Santa Cruz, na Zona Oeste, no Palacete Princesa Isabel, na Rua das Palmeiras. Ao todo, são 12 unidades como essa no município.

A Prefeitura do Rio publicou, em Diário Oficial, um decreto que autoriza agentes públicos do município do Rio a aturarem nos polos de testagem de Covid-19 até o dia 31 de janeiro. A medida foi criada para reforçar a capacidade de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde. Os interessados vão receberam uma gratificação de R$ 100 por dia.

Daniel Soranz reforçou, ainda, a necessidade de as pessoas cumprirem os protocolos sanitários e completarem o esquema vacinal. Segundo o secretário, 742 mil pessoas já estão no prazo para tomar a dose de reforço.

Tópicos relacionados