12ª Semana da Saúde chega a mais de 17 mil atendimentos nos três dias de evento

Expectativa inicial era de que cerca de 10 mil atendimentos fossem realizados no evento realizado no Largo da Carioca, Centro do Rio

Por Mariana Albuquerque

Os três dias de evento superaram a expectativa inicial de atendimentos Divulgação/Governo do Rio
Os três dias de evento superaram a expectativa inicial de atendimentos
Divulgação/Governo do Rio

A 12ª edição da Semana da Saúde Ricardo Boechat chegou a mais de 17 mil atendimentos nos três dias de consultas e exames gratuitos, no Largo da Carioca, Centro do Rio. A expectativa inicial era de cerca de 10 mil atendimentos. Ao longo dos dias, a movimentação era intensa, até o horário do encerramento das atividades, às 16h.

No dia em que a campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre a AIDS, teve início, 816 testes de doenças sexualmente transmissíveis foram realizados. Somando os três dias de mobilização, foram mais de 2 mil e 700 testes de Sífilis, Hepatite B e C, e HIV.

A estudante Valeska Tavares foi à Semana da Saúde pela primeira vez e aproveitou para fazer um check-up completo. Ela comentou sobre a importância de fazer o teste para HIV e buscar informações a respeito das doenças sexualmente transmissíveis.

O ouvinte da BandNews FM João Teixeira de Lima participou da Semana da Saúde pela primeira vez e diz que ficou sabendo da iniciativa através da programação da rádio, de quem se considera próximo.

Marco da Semana da Saúde, o stand do Hemorio contabilizou 435 bolsas de sangue, o que pode salvar até 1.740 vidas, já que a cada uma bolsa de sangue, 4 vidas podem ser salvas.

Na saúde da mulher, foram realizadas 292 ultrassonografias e mamografias. Entre os homens, foram 1.836 exames de PSA, que é usado para prevenir o câncer de próstata.

Os casos positivos para a doença vão ser encaminhados a hospitais ou clínicas da rede pública de saúde para dar início ao tratamento.

Mais notícias

Carregar mais