Militares envolvidos em ações letais passarão por treinamento extraordinário

Claudio Castro admite que houve falhas no protocolo da Polícia Militar

Por Gabriela Souza

Militares envolvidos em ações letais passarão por treinamento extraordinário
PM também anunciou que até final do ano serão instaladas câmeras nos uniformes dos agentes
Divulgação/PMERJ

O governador Claudio Castro admite que houve falhas no protocolo da Polícia Militar em ações que resultaram da menina Eloah Passos, de 5 anos, e do adolescente Wendell de 17.

Castro lamentou a situação e disse que, se for comprovado que esses policias fugiram do protocolo, serão punidos.

Em menos de uma semana, já são três crianças e adolescentes morreram após serem baleadas em ações da PM. Thiago, de 13 anos, na Cidade de Deus, na Zona Oeste; e Wendel Eduardo de Almeida, de 17 anos, e Eloáh Passos, de 5 anos, no Morro do Dendê, ambos na Ilha do Governador, na Zona Norte. Os PMs envolvidos nas ações foram afastados do serviço.

Na segunda-feira (21), os de 16 militares envolvidos nas ações vão passar por um treinamento extraordinário, incluindo técnicas de abordagem e prática de tiros. 

Segundo o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, os policiais militares já recebiam esse treinamento. A diferença é que essa vai ser a primeira turma de reciclagem. O objetivo é identificar onde aconteceu a falha da abordagem.

O curso que tem a duração de uma semana será aplicado no Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial, o Ciespp, em Ramos. Depois do treinamento, os militares são avaliados se estão aptos para voltar a trabalhar nas ruas ou não.

A PM também anunciou que até final do ano serão instaladas câmeras nos uniformes dos policiais como parte do cronograma de segurança. Os equipamentos começam a ser colocados nas fardas dos agentes. A PM garante que a medida vai trazer mais transparência já que as imagens não podem ser manipuladas.

Mais notícias

Carregar mais