A Assembleia Legislativa do Rio elege o deputado estadual Márcio Pacheco para a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado. A escolha ocorreu durante votação no plenário nesta quarta-feira (22).
Líder do governo na Casa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o Pacheco recebeu 47 votos, enquanto o servidor Hans Springer da Silva teve 10 e também deputado Rosenverg Reis ficou com 9.
Dos 70 parlamentares, apenas quatro optaram pela abstenção: Adriana Balthazar, Luiz Paulo, Martha Rocha e Renan Ferreirinha.
Antes da votação, os deputados Alexandre Freitas, Doutor Deodalto e Val Ceasa retiraram suas candidaturas para a vaga. Segundo fontes ouvidas pela reportagem da BandNews FM, as iniciativas foram tomas após acordo alinhado pelo governador Cláudio Castro.
A atual vaga para o Tribunal de Contas do Estado foi aberta após a aposentadoria do ex-conselheiro Aloysio Neves Guedes. Agora, o nome de Márcio Pacheco vai ter o nome encaminhado ao governador em até cinco dias úteis.
O TCE é responsável pela fiscalização das contas do Estado e é composto por sete conselheiros. Destes, três são escolhidos pelo governador, com a aprovação do Poder Legislativo, e os outros quatro são escolhidos pela Alerj.