Rio de Janeiro e São Paulo integram a lista das sete cidades com o maior preço por metro quadrado para a compra de um apartamento na América Latina. O levantamento foi realizado pelo grupo Quinto Andar em plataformas de compra e venda de imóveis.
A cidade de Buenos Aires, na Argentina, teve o preço do metro quadrado considerado mais caro pela pesquisa com o custo de US$ 2.479. O Rio de Janeiro aparece em sexto lugar, enquanto São Paulo aparece em sétimo. Os valores do metro quadrado nas cidades fica em torno de US$ 1.700.
Em relação aos aluguéis, a cidade de São Paulo aparece em quarto lugar, Brasília em oitavo, seguida pela capital fluminense.
O levantamento também aponta que os preços estão próximos aos praticados há doze anos, antes do período em que o país esteve entre aqueles com maior desvalorização do preço de compra e venda de imóveis.
Em abril, a consultora de marca Isabella Freihat, de 30 anos, decidiu sair de São Paulo. O destino escolhido foi a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, a paulista conta que percebeu a diferença de preços.
Como eu trabalho 100% remoto eu vi nesse formato de trabalho uma oportunidade de ter um estilo de vida melhor. Decidi ir para o Rio de Janeiro, mas percebi diferença no preço praticado dos aluguéis. Hoje eu vivo no Leme, mas eu pago 10% a mais do que eu pagava em São Paulo.
A pesquisa também identificou as características mais procuradas na hora de comprar ou alugar um imóvel. No Rio de Janeiro, por exemplo, o principal desejo é descobrir se há um espaço para bar na casa. Em seguida, a preferência é por um imóvel de frente para o mar e que tenha jardim, que é a principal busca para se morar em São Paulo. Além disso, na Terra da Garoa, as pessoas também procuram por jardim e imóveis já mobiliados.
De acordo com o gerente de dados do Quinto Andar, Tiago Reis, o principal índice quando o condomínio é analisado tem relação com a proximidade com transporte público.
Um dado muito interessante é esse de comportamento de busca das pessoas. A busca por mais espaço e contato maior com natureza aparece bastante nas cidades da América Latina. No Rio, o curioso é o bar. O segundo da capital fluminense é ser de frente para o mar, o que não aparece em nenhuma das outras seis cidades analisadas do Brasil esse filtro aparece nos três principais índices. As pessoas também estão voltando a procurar apartamentos e casas que sejam próximas, por exemplo, ao metrô.'
A pesquisa considerou apenas valores anunciados e foi realizada de julho de 2021 a julho de 2022.