Após inquérito, Justiça e opinião pública são principais desafios de Castro

Especialista ouvido pela BandNews FM afirma que a população fluminense já está desgastada com corrupção no governo estadual

Julia Kallembach

Após inquérito, Justiça e opinião pública são principais desafios de Castro
O governador do Rio, Cláudio Castro
Isac Nobrega/Presidência da República

Após o Superior Tribunal de Justiça autorizar a abertura de um inquérito pela Policia Federal para investigar o governador do Rio por um esquema de corrupção na Fundação Leão XIII, especialista ouvido pela BandNews FM afirma que agora Claudio Castro terá pelo menos dois desafios, a Justiça, e a opinião publica.

Historicamente, o Rio de Janeiro sofre com a corrupção no governo estadual. Seis ocupantes do cargo foram presos ou afastados pela justiça.

O cientista politico, e professor da PUC-Rio, Ricardo Ismael, afirma que a população já está desgastada e que mesmo que o envolvimento do politico não seja comprovado, a imagem de Castro ficará manchada.

O Ministério Público Federal acusa Cláudio Castro pelos supostos crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva e lavagam de dinheiro, cometidos quando ele era vereador e após assumir o cargo de vice-governador.

De acordo com as investigações, Castro teria vinculado a Fundação Leão XII,  órgão do governo estadual responsável por políticas de assistência social, diretamente à vice-governadoria. Mas o atendimento não era prestado a população.

Em 2019, a Polícia Civil disse que havia indícios de que a Fundação firmou contratos no valor de R$ 66 milhões sem fornecer os serviços à população, entre 2015 e 2018.

Claudio Castro negou que está sendo denunciado ou indiciado no inquérito. Em nota, o Governo do Rio afirmou que o Ministério Público não encontrou nenhum elemento capaz de vincular o governador a qualquer irregularidade.

A defesa do governador afirma que já entrou com um pedido de nulidade da delação devido a irregularidades na denúncia.

Mais notícias

Carregar mais