O sonho de criança que pode virar realidade. Esse é o atual sentimento de Lucas Mateus, de 16 anos, classificado para a categoria júnior de até 76kg do Pan-Americano de Karatê, que vai ser realizado no México, de 23 a 28 de agosto deste ano. O jovem faz parte de um projeto esportivo na Cidade Alta, dentro do conjunto de favelas do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio.
Para que Lucas possa participar do campeonato junto com o técnico Leandro Lourenço, a família e amigos criaram uma vaquinha on-line com o objetivo de arrecadar dinheiro para comprar as passagens aéreas, o translado do aeroporto para o hotel e a alimentação no país. O valor ultrapassa a marca de R$ 12 mil referente somente ao custo com voos de ida e volta.
O atleta é um dos dois brasileiros que vão disputar o Pan-Americano no mês que vem, após participar de um processo seletivo na Confederação Brasileira de Karatê. O outro atleta do Brasil que vai participar é de São Paulo, mas vai representar o Estado de Santa Catarina. O campeonato é classificatório para o torneio mundial que vai ser em outubro, na Turquia.
Lucas Mateus começou a frequentar o projeto há sete anos na Cidade Alta e é o atual campeão estadual e brasileiro na categoria júnior. Em virtude do aumento da violência no Complexo de Israel, duas vezes por semana os treinos do esporte são realizados no bairro da Penha, também na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
Outra forma de ajudar na arrecadação da verba necessária para a viagem do Lucas e do técnico Leandro é uma rifa organizada pelo Rotary Club do Rio de Janeiro-Mercado São Sebastião, que trabalha para fornecer condições a moradores de comunidades carentes e custeia as inscrições dos campeonatos dos atletas do projeto de karatê, além de ter doado o tatame e outros itens necessários para o funcionamento da iniciativa. A rifa custa R$ 30. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @rotarymercado
Para contribuir na Vakinha é só clicar aqui .