Autoridades de saúde esperam ampliar o número de vacinados no Rio durante o Dia D de imunização contra a Gripe, Covid e Sarampo, neste sábado. Na capital fluminense, todas as pessoas com mais de seis meses podem se vacinar contra a influenza.
A campanha de vacinação contra a gripe ocorre há, pelo menos dois meses, mas houve baixa procura dos grupos prioritários. Até o fim do ano, a expectativa do Estado é de que 90% da população esteja vacinada.
Paralelamente à vacinação contra a gripe, acontece também a campanha de imunização contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. A tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, pode ser aplicada de maneira simultânea com a dose contra a gripe.
Além disso, na capital fluminense, pessoas com 50 anos ou mais, já podem receber a segunda dose de reforço contra a Covid-19. A imunização teve início nesta sexta-feira, quando os postos já tiveram grande movimentação.
Podem se vacinar pessoas que atingiram quatro meses de intervalo desde a última dose. Quem está com sintomas gripais não deve receber o imunizante. O recomendado é procurar uma unidade de saúde e fazer o teste da Covid-19.
De acordo com a Prefeitura do Rio, cerca de 1 milhão e 200 mil cariocas não retornaram aos postos para completar o ciclo vacinal com uma das doses ou a dose de reforço. Mais de 65% da população com 18 anos ou mais e mais de 45% dos idosos já receberam o reforço dos imunizantes. Porém, de acordo com o Município, os números ainda são insuficientes.