A próxima etapa da Stock Car é nesse fim de semana e a pista promete fazer os carros 'voarem'. É que, além de ser no Galeão, o percurso tem características únicas.
A nova pista da Stock Car está à frente dos autódromos convencionais no quesito velocidade. O circuito Cacá Bueno, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, tem características únicas que o tornaram o traçado mais veloz do Brasil.
Entre elas, uma pista de concreto, original do Galeão, com uma extensão de 3.225 metros e 7 curvas. E um trecho de aceleração máxima de 1.550 metros, sendo considerado a reta mais longa do automobilismo brasileiro. Esses detalhes prometem fazer os carros voarem na pista. Para se ter ideia, todo o percurso deve durar menos de um minuto. A expectativa é de que os veículos passem dos 260 km/h, como explica Fernando Julianelli, o CEO da Vicar, a organizadora da Stock Car.
Cerca de 200 blocos de concreto com quase 3 toneladas cada e 8.400 pneus foram colocados nas barreiras para os automóveis. O percurso foi inspirado na famosa pista de aeroporto em Cleveland, nos Estados Unidos. Mas carrega em cada curva e reta o DNA automobilístico fluminense. Elas foram batizadas com nomes de circuitos históricos do Rio de Janeiro: Jacarepagua, a primeira curva depois da largada, seguida pelo trecho de maior aceleração chamado de Complexo da Gávea, passando pelo circuito de Petrópolis, Ilha do Fundão, São Gonçalo e Barra da Tijuca, a última antes da linha de chegada. O CEO da Vicar, Fernando Julianelli, justifica que a história do Rio se mistura com a do automobilismo brasileiro.
A única parte que não faz referência à história do automobilismo Fluminense é a reta da Apoteose. Uma homenagem ao momento máximo do carnaval carioca e, agora, à chegada da terceira etapa da Stock Car neste domingo.
Essa é a volta das competições automobilísticas na capital fluminense depois de 10 anos, na despedida do Autódromo de Jacarepaguá.