BandNews FM Rio de Janeiro

Colégio Pedro II: professores da unidade Tijuca retomam as aulas gradualmente

Mas essa não é a realidade dos mais de 12 mil alunos de todo o estado que vão continuar em greve

Por Amanda Martins

Colégio Pedro II: professores da unidade Tijuca retomam as aulas gradualmente
Reprodução/Agência Brasil

Mesmo com a decisão do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II de manter a greve, alguns professores da Unidade Tijuca decidiram nesta quarta-feira (12) voltar de forma gradual as aulas para os alunos entre o segundo e quinto ano do Ensino Fundamental.

Mas essa não é a realidade dos mais de 12 mil alunos de todo o estado que vão continuar sem aula. A falta da rotina escolar já afeta a Lorena Lins, de 13 anos. A menina conta que não vê a hora de voltar a estudar.

As minhas crises de ansiedade estão aumentando, eu estouro do nada me vem vontade de chorar 

Felipe Candido sempre teve o sonho de ter os filhos estudando no Pedro II. Mas conta que vive um pesadelo com Leonardo e Giulianna sem aulas há 70 dias.

Os dois estão fazendo aulas particulares to tendo esse gasto a mais. Não posso ser irresponsável de deixar eles sem nenhum conteúdo e ambos estão fazendo terapia  

Na última sexta-feira, os professores decidiram manter a paralisação. Os rumos da greve só devem entrar em discussão novamente em 19 de junho.

O Colégio Pedro II, de 1837, é um dos mais tradicionais do Rio e faz parte da rede federal. Nos últimos anos, o calendário foi alterado várias vezes. No pós-pandemia, as unidades foram as últimas a voltar ao ensino presencial. Uma crise que parece não ter fim./ Enquanto isso, a pequena Giulianna Moreira, de 7 anos, só tem um desejo.

O que eu mais queria era voltar na escola

Em 2024, os estudantes só tiveram um dia de aula./ Até agora, as negociações entre sindicato e Governo Federal não avançaram. Os profissionais da educação pedem ajuste salarial, reestruturação de carreira e recomposição orçamentária.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais