Condenados no Caso Rafael Mascarenhas se entregam à Justiça

O homem acusado de atropelar e matar o filho da atriz Cissa Guimarães pode passar para o regime aberto em sete meses

Por Pedro Dobal

Condenados no Caso Rafael Mascarenhas se entregam à Justiça
Rafael Mascarenhas
Reprodução/Redes Sociais

O homem acusado de atropelar e matar o filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas, pode passar para o regime aberto em sete meses. Condenado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, Rafael de Souza Bussamra se entregou a Justiça na quarta-feira (13) e começou a cumprir a pena de três anos e seis meses no regime semiaberto.

Já o pai dele, Roberto Bussamra, vai ter que cumprir três anos e 10 meses por corrupção ativa, também em regime semiaberto, porque tentou subornar os policiais no dia do acidente. Como a lei estabelece que os réus sejam colocados em liberdade depois do cumprimento de um sexto da pena, ele pode deixar a cadeia em menos de oito meses.  

Os dois devem dormir no presídio, mas podem sair para trabalhar durante o dia.  

A Justiça do Rio determinou que eles se apresentassem para cumprir as penas no dia primeiro de setembro. O prazo para comparecer à Vara de Execuções Penais era de 15 dias.

A atriz Cissa Guimarães desabafou sobre a prisão dos condenados, mas lamentou a possibilidade de soltura já no próximo ano.  

Rafael Mascarenhas foi atropelado no dia 20 de julho de 2010, no Túnel Acústico, na Gávea, quando andava de skate com mais dois amigos em horário em que o túnel estava fechado para manutenção. Além da prisão, o acusado pelo acidente também teve a habilitação retida.  

No fim de agosto, o Superior Tribunal de Justiça deu ordem de prisão para os dois. A medida acolheu um recurso do Ministério Público contra uma decisão da Justiça do Rio de 2015 que  reduziu as penas e converteu a pena deles em serviços comunitários.

O advogado dos acusados, Alexandre Dumans, afirma que vai pedir a mudança de regime assim que eles cumprirem o tempo previsto pela legislação.

Mais notícias

Carregar mais