Quem tenta tirar o primeiro visto para viajar a turismo ou a negócios para os Estados Unidos reclama do longo tempo de espera para agendar a entrevista no consulado americano.
No Rio, a demora pode ultrapassar 400 dias. Ou seja, além de todo o processo burocrático, os solicitantes ainda podem levar mais de um ano para marcar a entrevista.
A estudante Maria Clara de Sena, de 17 anos, tinha uma viagem marcada para Orlando, em meados de 2023. Porém, por conta da demora, ela precisou mudar os planos.
O longo período de espera se estende desde o início da pandemia da Covid-19, quando os consulados interromperam os serviços de emissão de vistos. Estudantes que vão fazer intercâmbio ou aqueles que vão renovar o visto não estão sendo afetados.
O atleta de karatê Denis Boleli solicitou o documento em 2021. Com a demora, ele acabou perdendo uma importante competição esportiva, que aconteceu em Las Vegas no ano passado.
Em nota, o Consulado dos Estados Unidos no Rio informou que continua mobilizando todos os esforços necessários para atender o maior número possível de solicitações de visto.
O órgão também pediu que os solicitantes verifiquem com regularidade o site da organização, já que novos agendamentos para entrevista podem ser disponibilizados a qualquer momento.