Após garantir que faz o uso dos trens todos os dias para ir ao trabalho, a deputada estadual Lucinha, do PSD, não apareceu na estação de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira. É nela que a parlamentar diz embarcar diariamente às 5h40. No dia anterior, em entrevista no Jornal BandNews Rio 1ª Edição, a presidente da CPI dos Trens na Alerj pediu para que a reportagem da rádio fosse ao local confirmar a informação.
Nossa equipe chegou lá antes mesmo do horário citado por Lucinha. Esperamos até às 9h10, mas nada de ela aparecer. Neste caso ouvimos os passageiros que diariamente enfrentam as mazelas do transporte e eles confirmaram. A deputada só costuma marcar presença em época de eleição.
Na mesma entrevista à rádio, a presidente da CPI dos trens disse que desde a instalação da comissão, em fevereiro, os deputados intensificaram a fiscalização para que o transporte funcione corretamente. No dia a dia, por outro lado, passageiros não notam diferença. Os relatos são de constantes atrasos e superlotação nos vagões.
Na semana passada, o Procon-RJ informou que aplicou mais sete multas à SuperVia, concessionária responsável pela operação dos trens, somando mais de R$ 6,2 milhões.
O Procon disse ainda que em maio aplicou duas sanções, que totalizaram R$ 3 milhões, além de outros dez autos de infração lavrados desde que a fiscalização apertou. Já foram fiscalizadas, ao todo, 38 estações da SuperVia.