A Sociedade Brasileira de Dermatologia inicia uma campanha para conscientizar a população sobre hidradenite supurativa. A doença de pele é caracterizada por nódulos e abscessos e pode ser confundida com furúnculo e câncer.
A ação busca alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Como a doença é pouco conhecida, os pacientes passam anos sem o diagnóstico correto e com tratamentos inadequados, podendo agravar o quadro.
“As causas da hidradenite supurativa ainda não estão bem estabelecidas, mas pode ser considerada uma doença inflamatória que danifica a pele. Há uma tendência familiar para sua ocorrência, assim como associação com outras alterações de saúde e alguns hábitos, como o tabagismo”, afirma a Dra. Renata Magalhães, coordenadora Científica da SBD.
Atualmente, cerca de 0,5% da população brasileira tem diagnóstico da doença. A obesidade e o tabagismo podem agravar o quadro inflamatório.
Você pode conferir dicas no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
No próximo sábado (3), acontece um simpósio para falar sobre a doença. As inscrições são gratuitas para filiados a SBD e podem ser feitas no site do evento.