Notícias

Duque de Caxias têm ação contra consumo de Tabaco

Equipes da prefeitura distribuem material e educativo e oferecem tratamento para usuários

João Boueri*

Uma ação semelhante aconteceu na manhã de hoje (25)
Uma ação semelhante aconteceu na manhã de hoje (25)
Divulgação/Prefeitura de Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias promove atividade de conscientização sobre os perigos e consequência do uso do tabaco. A ação acontece no Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, na próxima terça-feira (31), na Unidade Pré-Hospitalar Saracuruna.

As equipes vão distribuir material educativo, além de oferecer agendamento para tratamento através do Programa de Controle de Tabagismo da cidade. Outras unidades de saúde de Duque de Caxias também aceitam cadastro para participação na iniciativa municipal. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo cerca de 7 milhões por uso direto do produto e quase 1 milhão e 200 mil pessoas por exposição ao fumo.

Em 2021, o percentual de fumantes maiores de 18 anos no Brasil era de 9,1%, a maioria homens, de acordo com o Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Esse porcentual em 1989 era de 34,8% da população acima de 18 anos, segundo a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Tópicos relacionados