O aquecimento da Baía de Guanabara, por causa do El Niño, é responsável pelas fortes ventanias que atingiram recentemente a cidade de Niterói, na Região Metropolitana. Nos últimos dois meses, moradores enfrentaram pelo menos três episódios de grande impacto por causa do vento.
Na madrugada desta sexta-feira (08), a árvore de Natal de 50 metros de altura, que foi montada pela Prefeitura na orla da Praia de São Francisco, tombou. Ninguém ficou ferido. Em novembro, o palco em que a cantora Marisa Monte se apresentaria, na Praia de Icaraí, também desabou após uma forte chuva na cidade. Mais de 40 arvores caíram e parte do município ficou sem luz.
O professor e oceanógrafo da UERJ, David Zee, explica como o aquecimento da Baía de Guanabara contribui para as fortes ventanias que atingem a cidade de Niterói.
Ainda de acordo com o oceanógrafo David Zee, o crescimento desordenado da população também contribui para que os ventos fiquem mais intensos, já que a construção de estruturas em locais que eram abertos impede que os ventos fluam de maneira natural.
A prefeitura de Niterói espera que a árvore que tombou seja remontada até o fim de semana. No domingo (10), o municipio comemora 450 anos com shows da cantora Elba Ramalho e apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Praia de São Francisco.