El Niño: Aquecimento da Baia de Guanabara aumenta ventania em Niterói

Nos últimos dois meses, moradores enfrentaram pelo menos três episódios de grande impacto por causa do vento

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

El Niño: Aquecimento da Baia de Guanabara aumenta ventania em Niterói
Arvore cai em Niterói
Reprodução

O aquecimento da Baía de Guanabara, por causa do El Niño, é responsável pelas fortes ventanias que atingiram recentemente a cidade de Niterói, na Região Metropolitana. Nos últimos dois meses, moradores enfrentaram pelo menos três episódios de grande impacto por causa do vento.  

Na madrugada desta sexta-feira (08), a árvore de Natal de 50 metros de altura, que foi montada pela Prefeitura na orla da Praia de São Francisco, tombou. Ninguém ficou ferido. Em novembro, o palco em que a cantora Marisa Monte se apresentaria, na Praia de Icaraí, também desabou após uma forte chuva na cidade. Mais de 40 arvores caíram e parte do município ficou sem luz.

O professor e oceanógrafo da UERJ, David Zee, explica como o aquecimento da Baía de Guanabara contribui para as fortes ventanias que atingem a cidade de Niterói.  

Ainda de acordo com o oceanógrafo David Zee, o crescimento desordenado da população também contribui para que os ventos fiquem mais intensos, já que a construção de estruturas em locais que eram abertos impede que os ventos fluam de maneira natural.

A prefeitura de Niterói espera que a árvore que tombou seja remontada até o fim de semana. No domingo (10), o municipio comemora 450 anos com shows da cantora Elba Ramalho e apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Praia de São Francisco. 

Mais notícias

Carregar mais