A emergência do Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, está fechada. A decisão partiu do Ministério da Saúde, por causa da superlotação e do déficit de profissionais de saúde na unidade. A medida afeta cerca de mil e duzentas pessoas atendidas mensalmente pelo serviço.
Em contato com o setor de emergência, um funcionário confirma a situação. Ele não sabia que estava sendo gravado.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida precisou ser tomada porque o Hospital do Andaraí conta com 25 pacientes internados fora de clínica, o que significa dizer que essas pessoas estão na unidade, mesmo sem indicação para a realização de procedimento cirúrgico ou para tratamento clínico-hospitalar.
Com isso, os leitos usados ficam presos e fora das centrais de regulação, imepedidndo a realização de operações eletivas de pacientes na fila cirúrgica.
Por fim, o documento do Ministério da Saúde destaca que, perto do Hospital Federal do Andaraí há uma clínica da família, uma Unidade de Pronto Atendimento e os Hospitais Municipais Souza Aguiar, no Centro, e o Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. Na avaliação do Governo Federal, as unidades são capazes de absorver a demanda pelo atendimento.
Em nota, o Minstério da Saúde prometeu reabrir a emergência o mais breve possível. Ainda segundo o comunicado, a taxa de ocupação da unidade estava superior a 90% desde sexta-feira (06), por isso, foi necessário fazer uma remanejamento de pacientes.