Notícias

Escultura do arquiteto Oscar Niemeyer voltam ao Parque Penhasco Dois Irmãos

A reinauguração das cinco obras de ferro aconteceu nesta terça-feira (26)

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

As cinco esculturas abstratas de ferro do arquiteto Oscar Niemeyer voltam ao Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, na Zona Sul. A reinauguração aconteceu nesta terça-feira (26).  

Devido ao estado de deterioração, a partir de 2011, as obras, que medem até 8 metros de altura, começaram a ser retiradas e levadas para um depósito da Prefeitura para serem restauradas.

As esculturas Forma no Espaço II e III, Mulher I, Violência e Retirantes foram exibidas pela primeira vez ao público no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, em 1999. Elas chegaram ao parque Penhasco Dois Irmãos, de forma definitiva, em 2002. 

A reinauguração dos monumentos é acompanhada de nova sinalização bilíngue, novo parquinho infantil, academia da terceira idade, e a criação de um jardim de borboletas, o primeiro da zona sul da cidade, no parque.

Sócio-fundador do Instituto Carioca Cidade Criativa, Heitor Wegmann Jr, explica que o retorno das obras de arte tem o objetivo de incentivar o turismo.  

"A ideia é fomentar o turismo no local que tem quatro mirantes com uma vista maravilhosa. Isso pode ser ampliado com a reinauguração das obras. "É um presente para a cidade e para todos que admiram a natureza."

A ação, do RevivaRio Parque Dois Irmãos, faz parte do projeto de revitalização do espaço, do Instituto Carioca Cidade Criativa em parceria com a prefeitura.

Tópicos relacionados