BandNews FM Rio de Janeiro

Especialista critica relatório da PM sobre troca de comando da UPP Jacarezinho

Material conta com informações de monitoramento da região, número de prisões, áreas dominadas pelo tráfico e nomes de suspeitos

Por Giovanna Faria

Especialista critica relatório da PM sobre troca de comando da UPP Jacarezinho
Especialista ouvido pela reportagem da BandNews FM critica o relatório da Polícia Militar
Agência Brasil

Especialista ouvido pela reportagem da BandNews FM critica o relatório da Polícia Militar que aponta um advogado criminalista e políticos como aliados do tráfico da favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.  

O documento, publicado no Sistema Eletrônico de Informações no final de abril, traz um compilado de informações após a troca de comando da UPP Jacarezinho. O material conta com informações de monitoramento da região e da atuação da PM, como número de prisões, áreas dominadas pelo tráfico e nomes de suspeitos.  

Entre os tópicos, é mencionado o advogado criminalista e ativista de Direitos Humanos Joel Luiz da Costa como "advogado da quadrilha", além de destacar os cargo dele como diretor do Instituto de Defesa da População Negra e integrante da Coalizão Negra por Direitos.  

Já como destaque de "influentes" na favela, o relatório apresenta os nomes do deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), da ex-deputada estadual Mônica Francisco (PT) e do ex-deputado Sebastião da Costa, o Tiãozinho do Jacaré (Republicanos).  

Para o especialista em segurança, Daniel Hirata, a exposição e monitoramento de ativistas dos Direitos Humanos é um ponto grave.  

Em nota, o deputado Flávio Serafini disse que o relatório tem uma "evidente intenção de criminalizar lideranças comunitárias e defensores de direitos humanos." Serafini ainda enviou um ofício para a Polícia Militar solicitando esclarecimentos sobre o material.  

Procurada, a PM alegou que os políticos e lideranças citados, assim como outros representantes da comunidade, compõem o cenário analisado e, por isso, estão inseridos no contexto da produção do relatório.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais