Notícias

Estado do Rio quer voltar com trem até Petrópolis, na Região Serrana do Rio

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana à reportagem da BandNews FM

Por João Boueri

Governo do Rio discute novo termo aditivo com a SuperVia
Governo do Rio discute novo termo aditivo com a SuperVia
Reprodução/SuperVia

O Estado do Rio realiza um estudo de viabilidade financeira e técnica para retomar a antiga ferrovia que vai até Petrópolis, na Região Serrana. A iniciativa ainda está sendo discutida inicialmente por técnicos da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana. A informação foi confirmada pelo titular da pasta Washington Reis à reportagem da BandNews FM.

Além de ser uma nova opção de transporte de passageiros, a linha também possui viés turístico. A ideia era aproveitar os trilhos já existentes a partir da estação Vila Inhomirim, em Magé, na Baixada Fluminense.  

No mês que vem, Washington Reis deve ir à China para negociar a compra de novas barcas, ônibus elétricos, trens, metrô e VLT's para implantação no sistema ferroviário. A informação foi confirmada pelo político à BandNews FM.

As extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, que são conectadas ao ramal Saracuruna, circulam apenas com trens a diesel, conhecido também como "maria-fumaça". A intenção do Governo do Rio é substituir os veículos por VLT's, que também seriam utilizados na possível extensão para a cidade de Petrópolis.  

Paralelamente, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana deve anunciar nas próximas semanas o Décimo Terceiro Termo Aditivo do contrato de concessão com a SuperVia.  

A nova versão deve exigir mais prestação de serviços e prever multas acima das praticadas atualmente. A pasta pretende tirar da Agetransp a responsabilidade da aplicação de autuações e centralizar a penalização na secretaria. 

Tópicos relacionados