Exportação líquida da Petrobras tem queda em 2022

Segundo relatório de resultados operacionais, Companhia atingiu metas de produção para o último ano

Por João Videira (sob supervisão)

Exportação líquida da Petrobras tem queda em 2022
Vendas totais de petróleo, gás e derivados da Petrobras caíram 0,3% em 2022
Divulgação/Agência Petrobras

A Petrobras atingiu as metas de produção para o último ano. No entanto, as vendas totais de petróleo, gás e derivados em 2022 somaram 3,03 milhões de barris por dia, o que representa queda de 0,3% frente ao ano anterior. 

Os resultados operacionais do ano passado foram divulgados nesta quarta-feira (8).

A produção de petróleo líquido de gás natural (LGN) e gás comercial foi de cerca de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed). O resultado é 2,7% acima do centro da meta para 2022.

Já a produção de petróleo e petróleo líquido de gás natural foi de cerca de 2,1 milhões de barris por dia (MMbd), 2,6% acima do previsto. 

Segundo a companhia, um outro destaque da produção de 2022 é relativo aos óleos do pré-sal, que tiveram um aumento de 3% quando comparados ao ano anterior. Os óleos possibilitam um bom rendimento de derivados de alto valor agregado.

O querosene de aviação (QVA) teve alta nas vendas, de 31,7%. De acordo com a estatal, o resultado deve-se à recuperação contínua do mercado frente ao impacto negativo da Covid-19 no setor aéreo. 

A exportação líquida de 2022 teve redução de 28% em relação a 2021.

A Petrobras justificou o decréscimo pela menor exportação de petróleo em função da "redução da produção, além da menor exportação de óleo combustível" - justificada por desinvestimentos na Refinaria de Mataripe, um dos expoentes na capacidade de refino.

Mais notícias

Carregar mais