BandNews FM Rio de Janeiro

Governo do Rio e Petrobras avaliam implantar projetos de captura de carbono

Acordo de cooperação, assinado em Dubai, formaliza a parceria e inclui análises de outras soluções em descarbonização

Por João Videira (sob supervisão)

Governo do Rio e Petrobras avaliam implantar projetos de captura de carbono
Reprodução/Agência Petrobras

A Petrobras e o Governo do Rio irão avaliar conjuntamente a implantação de projetos-piloto de captura de carbono no estado fluminense.

Assinado no domingo (3) na COP-28 em Dubai, nos Emirados Árabes, um acordo de cooperação formalizou a parceria e incluiu análises de outras soluções em descarbonização, como o hidrogênio de baixo carbono.

Em maio, a companhia anunciou que estava estudando o desenvolvimento de um piloto no Norte Fluminense com capacidade de armazenar 100 mil toneladas de CO2 por ano. Segundo a Petrobras, a carga deve ser injetada e armazenada em um reservatório salino.

O anúncio vem na esteira das cobranças feitas por entidades do clima sobre a estatal. No sábado (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o ingresso do Brasil na Opep, um grupo de países que debate em conjunto com o lobby do petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A empresa ainda concentra boa parte de seus ativos em petróleo e outros combustíveis fósseis, que emitem alta carga de CO2, mas tenta reverter o cenário.

Recentemente, a Petrobras lançou seu Plano Estratégico 2024-2028 com aporte recorde para projetos em descarbonização, com investimentos na ordem dos US$ 102 bilhões. O plano ainda confirmou a destinação de 11% dos investimentos totais da empresa em projetos de baixo carbono. 

Mais notícias

Carregar mais