Governos Federal e Estadual assinam Comitê Integrado contra Lavagem de Dinheiro

A medida foi pensada, por causa da ligação do crime organizado entre países

Por Amanda Oliveira

Governos Federal e Estadual assinam Comitê Integrado contra Lavagem de Dinheiro
Flávio Dino
Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai se reunir nesta quinta-feira (9) com membros de países das Américas para firmar uma cooperação política internacional na área. A fundação da Ameripol, Interpol das Américas, vai acontecer na sede do Ministério, em Brasília.

Segundo Dino, a medida foi pensada, por causa da ligação do crime organizado entre países. Nesta terça-feira (7), o ministro se reuniu com o atual presidente da Interpol, Ahmed Al-Raisi. Segundo Dino, um dos assuntos tratados foi o desejo de intensificar a cooperação policial contra crimes cibernéticos.

As declarações de Dino foram dadas no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8), durante a assinatura do acordo para a criação do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos. O objetivo é enfraquecer financeiramente as organizações criminosas que atuam em todo o país, combatendo crimes financeiros e lavagem de dinheiro. O grupo permanente vai ser composto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, secretarias de Estado de Polícia Civil e da Fazenda do Rio, Ministério Público Federal, Ministério Público do Rio e Coaf.

A criação do comitê foi definida no fim de outubro.

Durante a cerimônia, o governador do Rio, Cláudio Castro, classificou o comitê como um pilar fundamental no combate ao crime.

Ainda nesta quarta, Flávio Dino comentou sobre a operação de Garantia da Lei e da Ordem que teve início na segunda-feira (6) no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo Dino, em uma semana, todo o contingente de militares previsto estará nos estados. O ministro ressaltou que o Governo Federal escolheu pontos estratégicos para a alocação, que já tinham altos números de apreensões. Dino avaliou ainda a GLO como um modelo que está dando certo e vai continuar a ser positivo.

Mais notícias

Carregar mais