Explosão em escola após furto causa prejuízo de 700 mil reais

Caso aconteceu entre a noite de quarta (27) e a madrugada de quinta-feira (28) no CIEP Professora Célia Martins Menna Barreto

Por Nicolle Timm

Explosão em escola após furto causa prejuízo de 700 mil reais
As autoridades também investigam a possibilidade de participação de outra pessoa no furto
Reprodução

A explosão em uma escola em Bangu, na Zona Oeste do Rio, depois de uma tentativa de furto causou um prejuízo estimado de 700 mil reais para os cofres públicos. A estimativa é da Secretaria Municipal de Educação. O caso aconteceu entre a noite de quarta (27) e a madrugada de quinta-feira (28) no CIEP Professora Célia Martins Menna Barreto.

Um homem estava tentando furtar o cobre de uma tubulação de gás do fogão da cozinha, mas quando cortou o encanamento, o equipamento explodiu. O criminoso, identificado como Raí Bittencourt, de 19 anos, teve 90% do corpo queimado. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Albert Schweizer, também na Zona Oeste, e está internado em estado grave.

Moradores que estavam em casa quando tudo aconteceu dizem que o barulho da explosão foi muito alto e que as paredes das residências chegaram a tremer. 

A escola foi interditada preventivamente depois de uma vistoria da Defesa Civil. Os técnicos identificaram um colapso de paredes e rebaixamentos de gesso da cozinha, despensa, vestiário e refeitório, mas não foi detectado nenhum risco estrutural iminente. O dano só não foi maior porque os funcionários da escola haviam fechado o registro de gás.

Segundo o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, as obras emergenciais no local já foram autorizadas pelo prefeito Eduardo Paes e devem começar em janeiro.

A expectativa é de que pelo menos o refeitório fique pronto até o início do ano letivo. Já a cozinha, que exige obras mais complexas, deve levar mais tempo. Mesmo assim, o secretário municipal de educação garante que as crianças não ficarão sem as refeições.

Agora, as autoridades também investigam a possibilidade de participação de outra pessoa no furto, além do criminoso que teve o corpo queimado, já que foi encontrado mais um par de chinelos no local.

Mais notícias

Carregar mais