13 animais foram resgatados do apartamento de um homem, após ele ser flagrado abusando de uma cadela na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio.
O acusado chegou a ser detido, mas foi liberado na segunda-feira passada (16), por determinação da Justiça, um dia após a prisão.
Ele já tinha uma medida cautelar proibindo a guarda de animais.
No sábado, grupos de proteção aos animais convocaram uma manifestação em frente ao apartamento do homem, na Tijuca, Zona Norte do Rio. O coordenador do projeto "nas garras da lei", que fez o resgate, Rafael Cazes, afirma que eles chegaram antes para o resgate. Entre os animais havia 12 gatos e uma cadela da raça pitbull.
Após a soltura do tutor, nos tomamos conhecimento que ele mantinha 12 gatos e uma cadela. apos o tutor tomar conhecimento de uma manifestação na porta de sua casa, nos temiamos que os animais pudessem desaparecer para sempre. por isso no sábado de manha nos fomos até o local onde o tutor franquou a entrada da equipe e retiramos 12 felinos e uma cadela pitbull.
Segundo os agentes do projeto, formado por policiais civis voluntários, os animais estavam em condições precárias de higiene e de segurança.
Todos foram levados para fazer exames de saúde. Duas gatas estão prenhas e a cadela pitbull está com doença do carrapato, além de apresentar alterações no fígado, baço e cardíaca.