Notícias

Hospital Universitário do Fundão terá corte de quase metade do número de leitos

Com a demissão de 450 profissionais, prevista para setembro deste ano, a unidade de saúde vai passar a contar com apenas 186 leitos

Fernanda Caldas*

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão
Acervo Coordcom/UFRJ

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio, terá um corte de quase metade do número de leitos. 

Com a demissão de 450 profissionais, prevista para setembro deste ano, por conta do fim do contrato temporário de terceirizados, a unidade de saúde vai passar a contar com apenas 186 leitos. Atualmente são 270. 

A redução de funcionários acontece porque o Hospital vai deixar de receber um recurso extra, destinado para suprir a demanda da Covid-19. Com isso, não haverá orçamento para renovar os contratos. 

Em nota, a direção-geral do Hospital do Fundão diz que tem se organizado para fechar os leitos aos poucos, para que o impacto seja o menor possível. 

Um funcionário da unidade, que preferiu não se identificar, disse que não entende como o mesmo lugar que se propõe a ser o novo centro de referência de transplantes do Rio, pode demitir funcionários e diminuir o número de atendimentos.

Atualmente, o Hospital do Fundão realiza cerca de 800 atendimentos ambulatoriais e, em média, 20 cirurgias por dia. Além disso, há mais de 300 pesquisas em andamento.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel