Uma imagem sacra furtada em 2007 da Igreja Matriz de Piraí, no Sul Fluminense, foi encontrada pela Polícia Civil no Museu de Sant'Ana, em Tiradentes, em Minas Gerais. A peça representa o Sant'Ana Guia e é datada do século XVIII.
Na época, a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda registrou uma ocorrência após perceber a ausência da imagem na igreja. Segundo o boletim, um homem se identificou como padre e tirou fotos das imagens, indo embora em seguida.
O roubo só foi percebido no dia seguinte, após uma vistoria motivada pela informação de furtos em outras igrejas da região.
A peça foi reconhecida por um visitante do museu e recuperada em março. Em laudo técnico, o IPHAN reconheceu que a obra encontrada em Tiradentes é idêntica à que foi roubada 17 anos atrás, com uma pequena intervenção.
O objeto foi devolvido à Diocese de Piraí. O delegado responsável pelo caso, José de Moraes Ferreira, afirmou que as investigações continuam.
"Tão logo tivemos a informação, procedemos com um pedido de busca e com uma comunicação com a Diocese, que, através de sua advogada, nos providenciou um laudo pericial em que ficou constatado ser a mesma imagem que foi furtada da igreja aqui de Piraí e a imagem que apresentava-se em exposição no dito museu."
A administração do Museu de Sant'Ana se manifestou, em nota:
"A administração do Museu de Sant'Ana, em Tiradentes-MG, informa que recentemente foi surpreendida com a informação de que uma das imagens de Senhora Santana, exposta no museu, teria sido furtada em 2007, da Igreja da cidade de Piraí-RJ.
A peça foi entregue à autoridade policial, comprometendo-se a instituição a colaborar com as apurações.
Importante ressaltar que, antes do museu ser inaugurado, há cerca de dez anos, todas as peças do acervo foram submetidas à uma análise do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e doadas para esta autarquia, que foi imediatamente comunicada do ocorrido.
A administração do Museu de Sant'Ana reafirma seu compromisso com a cultura nacional e se mantém à disposição das autoridades para ajudar no esclarecimento do caso."