Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente encontram espécies de pau-brasil no ambiente que podem ser fruto de regeneração natural.
A descoberta ocorreu no início de outubro, na Área de Proteção Ambiental da Serra da Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, durante vistoria de fiscalização após relato de um guarda-parque.
De acordo com o Inea, foram encontradas quatro matrizes férteis de pau-brasil na região e aproximadamente 50 indivíduos regenerantes.
Na análise da gestora da APA da Serra da Sapiatiba, Luana Bianchini, o principal indicativo de que os exemplares são nativos da região e não oriundos de plantio são características específicas da espécie.
Com nome científico de paubrasilia echinata, a espécie, parte da Mata Atlântica, é um dos exemplares mais representativos da flora brasileira e está ameaçada de extinção, atualmente na categoria 'em perigo'.
Árvore símbolo nacional, o pau-brasil teve papel importante durante os primeiros anos da ocupação portuguesa no país e chegou a ser tratado como artigo de luxo por causa do pigmento vermelho extraído de sua madeira.