Inflação de bens e serviços cai 6,86% em um ano

É o que aponta dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas

Por Maria Eduarda Vieira (sob supervisão)

Inflação de bens e serviços cai 6,86% em um ano
Após uma queda de 1,84% em maio, o índice teve mais redução de 1,93% no mês de junho
Reprodução/Secretaria Geral da Pr

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), um indicador de inflação que mede a variação dos preços de bens e serviços do mercado brasileiro, caiu 6,86% em um ano. É o que aponta dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV - Ibre).  

Após uma queda de 1,84% em maio, o índice teve mais redução de 1,93% no mês de junho. Com este resultado, a queda em 2023 já acumula 4,46%.  

O IGPM é composto por três indicadores: Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).  

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que tem como finalidade registrar as variações de preços de produtos agropecuários e industriais, antes da venda ao consumidor final, registrou uma queda de 2,73% em junho deste ano.  

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que calcula a variação de preços de bens e serviços, caiu 0,25% no mês de junho

O indicador, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que considera a evolução do mercado da construção civil por meio de preços de materiais, serviços e mão de obra, subiu 0,85% neste mês.

Mais notícias

Carregar mais