Notícias

Moradores de Belford Roxo ainda não receberam o benefício do Cartão Recomeçar

O benefício de três mil reais é destinado as vítimas da enchente que assolou o Rio de Janeiro esse mês

Ádison Ramos

Ruas em Belford Roxo
Ruas em Belford Roxo
Tania Rego/Agência Brasil

Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que perderam móveis e eletrodomésticos na chuva do último dia treze ainda não receberam a valor do Cartão Recomeçar. O benefício de três mil reais é destinado as vítimas da enchente que assolou o Rio de Janeiro esse mês. A Laila Lima já procurou a prefeitura, mas continua aguardando para receber o cartão.

O Carlos Teixeira está desempregado, e também não conseguiu o benefício. Ele chegou a construir barreiras de alvenaria na porta de casa e da garagem, com medo de que a água inunde o imóvel, no caso de uma nova tempestade.

Belford Roxo foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal que deixou 12 mortos. O município teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Mais de 15 dias depois da chuva, ainda é possível ver os impactos nas ruas, que anda estão com muita lama e terra. Moradores contaram que equipes da prefeitura ainda não tinham aparecido para fazer a limpeza das vias.

A Prefeitura de Belford Roxo foi procurada sobre o atraso na limpeza das ruas, mas ainda não respondeu.  

Em nota, o Governo do Rio informou que as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados, Cardoso Moreira e Itaperuna já entregaram as listas de possíveis beneficiários do Cartão Recomeçar.

Segundo o comunicado, os dados enviados pelos municípios estão sendo checados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para avaliar se estão de acordo com o Decreto e serão encaminhados ao banco pagador para verificação nesta semana.

A expectativa é que cerca de 25 mil famílias sejam beneficiadas.

Tópicos relacionados