Motoristas se surpreendem com aumento no preço do Gás Natural

O aumento feito a partir de quinta-feira para os meses de agosto, setembro e outubro é de 4%

Por João Boueri

Motoristas se surpreendem com aumento no preço do Gás Natural
Postos já estão adotando a medida
Divulgação

A alta no preço do Gás Natural Veicular foi recebida com surpresa pelos motoristas que procuraram postos de combustível para abastecer na manhã desta sexta-feira (2). A reportagem da BandNews FM percorreu os estabelecimentos no Rio de Janeiro e notou um aumento de cerca de R$0,30 na bomba.

A Petrobras atualizou os preços de venda da molécula de gás às distribuidoras. O aumento feito a partir de quinta-feira (1) para os meses de agosto, setembro e outubro é de 4% em R$/m³ , na comparação com o trimestre anterior. A atualização está prevista nos contratos com as distribuidoras.  

No entanto, apesar da alta, a companhia disse que o porcentual é inferior ao observado na variação do preço do petróleo e do dólar. A Petrobras afirma que o aumento deveria ser de 9%, mas que adotou uma política de redução de preços nos contratos vigentes junto às distribuidoras.

Motoristas notaram a diferença no preço logo no início da manhã.

O economista Éric Gil Dantas destacou que os dois últimos reajustes de gás natural no Rio de Janeiro foram negativos e que agora, com a variação do preço do dólar e do petróleo, o aumento foi repassado pela Petrobras.

Com o aumento anunciado pela Petrobras, a Agenersa, agência reguladora do Rio, aprovou um reajuste de 6,3% nas tarifas de gás natural na Região Metropolitana do Rio e 9,7% no interior do estado. Os valores já estão sendo utilizados pela Naturgy.  

O preço final do gás natural ao consumidor é determinado também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, e pelos tributos federais e estaduais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais