Notícias

MP entra com recurso pedindo a impugnação da candidatura de Wilson Witzel

A Procuradoria Regional Eleitoral alega que o ex-governador está inelegível por condenação do crime de responsabilidade

João Boueri*

O TRE do Rio tem até o dia 12 de setembro para analisar  as candidaturas
O TRE do Rio tem até o dia 12 de setembro para analisar as candidaturas
Reprodução/TV Band

O Ministério Público do Rio pede a impugnação da candidatura de Wilson Witzel pelo Partido da Mulher Brasileira ao Governo do Estado. 

A Procuradoria Regional Eleitoral alega que o ex-governador está inelegível e foi condenado por decisão do Tribunal Especial Misto, composto por deputados federais e juízes do Tribunal de Justiça do Rio, pelo crime de responsabilidade. Witzel perdeu os direitos políticos e só poderá voltar a concorrer a outro cargo público em 2026.

O pedido dos procuradores destaca que a insistência do ex-governador serve para prolongar os atos de campanha eleitoral com uso de recursos mesmo sabendo que não poderá ter a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio tem até o dia 12 de setembro para analisar as candidaturas. 

O MPE também pede a suspensão da possibilidade de utilização do horário eleitoral gratuito do candidato; suspensão do uso de recursos públicos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; e a determinação de devolução à conta do Tribunal Superior Eleitoral de todos os valores do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, eventualmente, transferidos para a conta de campanha de Witzel.

A BandNews FM tenta contato com a defesa dele.

*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho

Tópicos relacionados