O Ministério Público do Rio pede a impugnação da candidatura de Wilson Witzel pelo Partido da Mulher Brasileira ao Governo do Estado.
A Procuradoria Regional Eleitoral alega que o ex-governador está inelegível e foi condenado por decisão do Tribunal Especial Misto, composto por deputados federais e juízes do Tribunal de Justiça do Rio, pelo crime de responsabilidade. Witzel perdeu os direitos políticos e só poderá voltar a concorrer a outro cargo público em 2026.
O pedido dos procuradores destaca que a insistência do ex-governador serve para prolongar os atos de campanha eleitoral com uso de recursos mesmo sabendo que não poderá ter a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio tem até o dia 12 de setembro para analisar as candidaturas.
O MPE também pede a suspensão da possibilidade de utilização do horário eleitoral gratuito do candidato; suspensão do uso de recursos públicos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha; e a determinação de devolução à conta do Tribunal Superior Eleitoral de todos os valores do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, eventualmente, transferidos para a conta de campanha de Witzel.
A BandNews FM tenta contato com a defesa dele.
*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho