Uma mulher de 38 anos morreu atingida pelo galho de uma árvore na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (23). O acidente com Luzia Mendes ocorreu entre as ruas Macari e Carmem Miranda, próximo ao número 570, no Jardim Guanabara, por volta das 8h30.
Há cerca de um ano e quatro meses, a Prefeitura do Rio enviou ofício à Light para desligamento da rede elétrica do local para realização de poda da mesma árvore. No entanto, segundo a Subprefeitura da região isso não foi feito pela concessionária. A concessionária de energia elétrica alega que a poda foi realizada no ano passado em resposta ao documento da Prefeitura e, depois disso, não foi mais intimada para realizar um novo serviço.
Além disso, a Light disse que o galho que se soltou não estava próximo a rede elétrica.
A perícia foi realizada e testemunhas são ouvidas. O caso foi registrado na delegacia da região.
Em nota, a Prefeitura do Rio disse que lamenta a morte de Luzia Mendes. O comunicado ressalta também que a demora da Light na resposta das solicitações é um problema recorrente que afeta o cronograma de manejo e poda de árvores. A Comlurb disse que há mais de 5.800 pedidos não atendidos pela Light para o trabalho de poda.
A concessionária de energia elétrica informou que a poda de árvores, assim como a remoção dos vegetais, é de responsabilidade dos municípios.
*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho